Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2008

Feliz Ano Novo!

Imagem
Pensa em todo o bem que te aconteceu durante este ano... agradece ao Senhor! Nada te impede de continuar a sonhar... SONHA com um mundo melhor... O amor gratuito é possível... Acredita no AMOR ! Gostas da sinceridade? A VERDADE existe... Sonha com um mundo de verdade de PAZ!

Quero que saibas...

Imagem
«Quero que saibas que cada vez que me convidas, eu venho sempre, sem falta. Venho em silêncio e de forma invisível, mas com um poder e um amor que não acabam. Não há nada na tua vida que não tenha importância para mim. Sei o que existe no teu coração, conheço a tua solidão e todas as tuas feridas, as tuas rejeições e humilhações. Eu suportei tudo isto por causa de ti, para que pudesses partilhar a minha força e a minha vitória. Conheço, sobretudo, a tua necessidade de amor. Nunca duvides da minha misericórdia, do meu desejo de te perdoar, do meu desejo de te bendizer e viver a minha vida em ti, e que te aceito sem me importar com o que tenhas feito. Se te sentes com pouco valor aos olhos do mundo, não importa. Não há ninguém que me interesse mais no mundo do que tu. Confia em mim. Pede-me todos os dias que entre e que me encarregue da tua vida e eu o farei. A única coisa que te peço é que confies plenamente em mim. Eu farei o resto. Tudo o que procuraste fora de mim só

A Neve

Imagem
Hoje acordámos com a neve a cair intensamente...Que frio se fazia sentir quando abrimos as janelas! Flocos de neve "branca"? a tocar ao de leve no nosso rosto! Uma espécie de "novo Natal" a chegar para nos acariciar um pouco. Apressámo-nos a tirar algumas fotos...Temos vários ângulos de visão, mas a nossa casa está rodeada de outras casas, ainda assim fomos conseguindo! Já parou de nevar... o astro continua com o tom branco aveludado, misterioso, como acontece sempre que neva... Estou no quentinho mas sinto a nostalgia deste dia cheio de beleza de brancura e de saudade... "A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração". (Henrique Maximiliano Neto) Ontem li este conto e lembrei-me de partilhar alguns extratos, fala de uma neve especial... ..." O frio está lá fora, e a geada, e a noite impenetrável. A Criança anima-se, já esqueceu a decepção, para o ano tal­vez a deixem lançar o foguete sozin

"25 de Dezembro"

Imagem
Tenho um amigo que, ao longo de muitos anos, me foi ajudando a acreditar e a fazer a experiência de que posso pegar no Menino Jesus ao colo e que é possível pegar nele todos os dias. Obrigada a todos os que O colocam nas minhas mãos... Paz e Bem!

Hoje é Natal

Imagem
Dia 24 – VIRGEM MARIA Convida Nossa Senhora a visitar a manjedoura do teu coração e pede-Lhe que coloque nele o Divino Menino. Encurta as tuas conversas e chamadas telefónicas e passa hoje tempo pensando em Jesus, Maria e José. Desejo a todos os que lerem o meu blog (ou não...) um Natal Feliz! Cada vez mais tenho a certeza de que Natal existe sim, na fragilidade, na simplicidade, num desejo profundo vindo do coração, de trazer um sinal de Deus à vida dos homes... Procura dentro de ti e junto dos teus a alegria e a força para celebrar o Natal...

Hoje são anos meu Pai

Imagem
Dia 23 - SÃO JOSÉ A prende com o seu silêncio e paciência a suportar as recusas e os desapontamentos. Abre o teu coração e pede-lhe para entrar, com a bem-aventurada Virgem Maria.
Imagem
Dia 22 - ANJOS Convida os anjos a adorar a Deus como tu desejarias Obedece cuidadosamente às inspirações do teu Anjo da Guarda e da tua consciência. ( Já é um pouco tarde hoje, mas não queria desistir agora de continuar o presépio) Deixo também um pouco de "Natal" que me foi enviado há pouco... Na nossa sociedade faz frio. E o Natal é luz e calor! A humanidade enregela sem o Espírito que é fogo. Contra o frio do egoísmo, o calor humano. Contra o frio da ganância, o calor da generosidade. Contra o frio da indiferença, o fogo da solidariedade. Contra o frio da solidão, o fogo da proximidade. Contra o frio do desencanto, o fogo do ideal.  (Vasco Pinto de Magalhães, em "Não há soluções. Há caminhos.")

A Chave

Imagem
Dia 21 - CHAVE Coloca a chave na porta do estábulo para manter afastados os ladrões. Não queiras nada na tua vida que te afaste do teu irmão, procura não julgar... Se possivel utiliza a chave para abrir o teu coração. Levantei-me cedo neste domingo cheio de sol e falo-vos um pouco do meu sonho que hoje se liga à Paz e à Esperança do Natal! Ontem houve festa de Natal com a Catequese, foi comovidos e alegres que vimos e sentimos as crianças reunidas à volta da vinda do Salvador, do presépio... De facto a vida não se mede pela quantidade de coisas ou de palavras mas pela qualidade da alegria que se espalha à nossa volta. Sou uma mulher de "Esperança" ! Acredito que o ser humano foi feito para viver na esperança do novo dia que surge, da vida que se renova e do sol que vem iluminar e aquecer a nossa vida. Fica um pensamento que me enviaram e que para mim tem muito sentido. "A noite abre as flores em silêncio e deixa que o dia receba os agradecimentos&

Também eu, tu...

Imagem
Nascemos, nascemos, nascemos... Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez. Para quem quiser ver a vida está cheia de nascimentos. Nascemos muitas vezes ao longo da infância quando os olhos se abrem em espanto e alegria. Nascemos nas viagens sem mapa que a juventude arrisca. Nascemos na sementeira da vida adulta, ente invernos e primaveras maturando a misteriosa transformação que coloca na haste a flor e dentro da flor o perfume do fruto. Nascemos muitas vezes naquela idade onde os trabalhos não cessam, mas reconciliam-se com laços interiores e caminhos adiados. Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez. Nascemos quando nos descobrimos amados e capazes de amar. Nascemos no entusiasmo do riso e na noite de algumas lágrimas. Nascemos na prece e no dom. Nascemos no perdão e no confronto. Nascemos em silêncio ou iluminados por uma palavra. Nascemos na tarefa e na partilha. Nascemos nos gestos ou para lá dos gestos. Nascemos dentro de nós e no coração de Deu

Visita...

Imagem
Dia 20 - PASTORES Convida os pastores a prestar homenagem a Jesus. Imita a sua vigilância;convence os teus amigos da importância do Natal, porque Jesus nascerá novamente no coração de cada um.

Mansidão

Imagem
Dia 19 - CORDEIROS Procura deixar na manjedoura alguns cordeirinhos. Sê "manso e humilde de coração".

Fazer-se um "Presente"

Imagem
Dia 18 - PRENDAS Oferece alguns presentes para o Menino e para a sua Mãe. Partilha os teus bens em casa, dá esmolas aos mais necessitados, ajuda a fazer Natal .

A nossa força em acção...

Imagem
Dia 17 - O BURRO Procura também, conduzir o burro até ao presépio. Oferece ao Deus Menino a tua força física. Usa-a sempre que possível para o serviço dos outros. Especialmente os que estão mais perto de ti (é o mais dificil...)

O Pai...

Imagem
O dia estava mais quente e cheio de Sol, foi bom ter algum tempo em que estive sozinha e pude pensar... sentido-me serena e livre! Deixo por isso alguns extractos do "Regresso do filho pródigo" de Henri Nouwen. Porquê? Porque sim... Porque também eu sou filha deste Pai. «Quando ainda estava longe, o pai avistou-o e teve compaixão. Correu ao seu encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos». “Parece que as mãos que tocam nas costas do filho recém-chegado, são os instrumentos do olhar interior do Pai . Este, quase cego, vê muito mais. O seu olhar é um olhar eterno, um olhar que abarca toda a humanidade. É um olhar que compreende o extravio das mulheres e dos homens de todos os tempos e lugares, que conhece, com imensa compaixão, o sofrimento daqueles que optaram por se ir embora de casa… O coração do Pai arde num desejo imenso de levar os filhos para casa. Quanto desejaria falar com eles, adverti-los dos perigos, convencê-los de que, em casa, podem encontrar

Para quê?...

Imagem
Dia 16 - O BOI Leva o boi para o presépio. Obedece prontamente e sem perguntar, "porquê"? - Recordo as palavras escritas pelo P. Vasco Magalhães, sj. no livro " Não há soluções há Caminhos" que diz mais ou menos isto: Não perguntes «porquê... Pergunta antes para quê?»

O Sol chegou, mas o frio...

Imagem
Dia 15 - O FOGO Aquece o presépio do teu coração, sendo grato a Deus por ter assumido a natureza humana. Demonstra gratidão também aos teus pais, outros familiares e amigos.

Está frio lá fora...

Imagem
A neve voltou a chegar cá abaixo! Esta foto foi tirada na varanda do meu quarto logo de manhã. Agora que chega a noite, o vento sopra forte e me sinto tranquilamente só, recordo alguns momentos bons... Deixo que as recordações me levem longe, o sitio eu nem sonhava que podia existir... Entreguei tudo o que tinha, todo o meu tesouro! A partir daí nada voltou a ser igual na minha vida... Fiquei diferente de facto. Mas hoje na missa fez-me bem ouvir de novo: " O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu"...

Alegremo-nos

Imagem
Dia 14 - A LUZ Organiza-te a ti próprio, naquilo que te parece essencial, a tua vida e as tuas coisas. Mantem o curral com luz suficiente. Hoje podemos escutar a “voz” de João Baptista , que nos quer preparar para acolher, Jesus a “luz” do mundo . E isso não acontece se me centrar sobre mim própria, se não abrir o meu coração à tolerância, ao acolhimento, ao conhecimento cada vez maior da proposta de Jesus, que me chama a participar da Sua Vida.

Hoje sábado...

Imagem
Dia 13 - AS PROVISÕES Evite palavras que não sejam verdadeiras, porque não ajudam, nem dão paz... E sobretudo são inúteis! Prive-se de algo que gosta, nas refeições.

Choveu e a Serra está nevada...

Imagem
Dia 12 - A ÁGUA Coloca água fresca e limpa no presépio; que ele esteja sempre cuidado. Faz hoje um gesto de generosidade marcado por este apelo.

Coração que aquece...

Imagem
Dia 11 - COMBUSTÍVEL Todos precisamos... Se conseguires encontrar, partilha com os outros! Mantém-te ligado... Basta uma palavra para aquecer o coração de alguém.

O dia está frio!

Imagem
Dia 10 - COBERTORES Sê amável e gentil para com todos. Assim, estarás a pôr na manjedoura de Jesus cobertores macios e quentes .

A Caminho...

Imagem
Continuo a manter esta ideia da construção do presépio dia a dia... Nem sempre consigo "arranjar as alfaias", mas vou-as procurando e tento ter calma. Hoje houve alguns stesses, que foram suavizados com uma conversa amiga. Isto exige algum esforço, porque nem sempre me apetece procurar, muito menos pensar na proposta, escrever... Por vezes questiono-me: Que tenho feito? Qual o Caminho percorrido? O que vai animando é a sintonia orante que posso ir fazendo com alguns amigos. Dia 9 - AS FRALDAS Prepara-as para o Menino Jesus, de mãos postas em oração, com atenção e pausadamente.

Maria no Presépio

Imagem
Contemplo Maria que assume a vinda de Deus à sua vida, e dou-me conta de que a Deus nada é impossivel! Santo Inácio de Loyola : "Meditar no envio do Anjo Gabriel a Nossa Senhora e ver como a acção de Deus se manifesta na nossa vida." Dia 8 - A PALHA Reabastece-O de palha macia e pratica boas acções, suporta as dificuldades que te surgirem sem te queixares.

O Filho mais velho...

Imagem
"Quanto mais sinto o filho mais velho dentro de mim, maior consciência tenho de quão profundamento arraigada está esta maneira de «se perder» e como é difícil voltar para casa a partir desta situação. Parece muito mais fácil regressar depois de uma aventura de luxúria do que regressar de uma ira fria, enraízada nos mais profundos recantos do meu ser. O ressentimento não é algo que se perceba com facilidade e não pode ser tratado racionalmente. (Henri Nouwen - O regresso do Filho Pródigo) O Presépio hoje... Dia 7 - O FENO Domina os sentimentos de orgulho, ira ou inveja. É o feno para os animais da manjedoura.

Pudesse eu... E o presépio?

Imagem
Pudesse Eu Pudesse eu não ter laços nem limites Ó vida de mil faces transbordantes Para poder responder aos teus convites Suspensos na surpresa dos instantes! Sophia de Mello Breyner Andresen É sábado! Sinto-me bem e com forças para as minhas tarefas habituais. Continua esta chuva miudinha e esta neblina cinzenta, mas não me incomoda. O meu carro com as "suas rodas" ajudam a minha caminhada. "Tenho laços e limites" mas sinto-me feliz! E se coloco este poema da Sofia, é porque gosto dele, porque é lindo e me ajuda a sonhar... Hoje no Presépio: DIA 5 - A MANJEDOURA Abstem-te do conforto e de divertimentos excessivos. Arranja o melhor e mais quente espaço do teu coração, para o bem-estar de Jesus.

Continuamos o Presépio?

Imagem
Não me lembro de adormecer, sei que fiquei à espera... Acordo e sinto que estou melhor, o dia está cinzento e chuvoso e a vida começa a girar. Tenho uma necessidade enorme de me manter em casa e descansar um pouco. Durante a tarde coloquei a minha pequena coleção de presépios por toda a casa... dá-lhe um tom mais colorido e ao mesmo tempo sereno e simples. Vamos continuar a construir o presépio começado ontem? Dia 5 - A VEDAÇÃO Vamos construir uma vedação em volta da manjedoura do nosso coração, mantendo vigilância sobre os olhos, especialmente na oração.

Confio e sonho

Imagem
De novo... Hoje a vida reservou-me um dia difícil, havia uma colonoscopia para fazer: A preparação durante o dia e ao fim da tarde uma viagem a Castelo Branco com a minha amiga Zilda. Pensei que não ía aguentar... (esqueci de repente que a gente aguenta sempre), porque as dores eram muito fortes, perdi um pouco a noção... sabia que a médica e a enfermeira estavam comigo, carinhosas ajudaram-me o m áximo, diziam para abrir os olhos, procuravam a melhor forma... Este exame não custaria tanto se o meu intestino não estivesse fragilizado pelas cirurgias, habitualmente não é assim doloroso. Regresso a casa, não digo muitas coisas aos meus pais, estou doente sobretudo por dentro, com a sensação de que não sou capaz de sonhar... Queria conseguir rezar.

Construindo o Presépio

Imagem
Olhemos o cenário dos acontecimentos do mundo e o acontecimento tão desapercebido do nascimento do Salvador...Para o podermos fazer verdadeiramente, precisamos de ter o coração aberto para sentir e ver a grandeza das pequenas coisas. Por isso no meio do burburinho, das luzes é importante colocar Jesus em primeiro lugar e encontrar forma de dar atenção a detalhes, que tornam a celebração do Natal mais significativa para toda a família. O empenho na construção de um "Presépio Espiritual", poderá ser uma oportunidade para criarmos espaço para Deus. Muitas vezes o drama de viver o Natal é mesmo a falta de espaço. Quando não há espaço para o homem também não o há para Deus. O desafio é portanto dar espaço: Acolher Deus e o Homem. (Mandaram-me por email esta proposta, por isso aqui a coloco, desejando também eu poder fazer diáriamente este caminho e este percurso até ao presépio) Dia 1 - ESTÁBULO - Ofereça o seu coração a Jesus. Peça-Lhe para fazer dele a sua Casa. Dia